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Visual Merchandising

Visual Merchandising nas lojas, qual a função?

Sua principal função é ser uma ferramenta criativa para movimentar as vendas. Ela também orienta os seus colaboradores a pensarem constantemente de forma cada vez mais comercial, fazendo com que eles estejam sempre pensando no impacto que podem causar no seu público alvo.

1 – Vitrine

No processo de desenvolvimento de uma vitrine, é preciso uma abordagem criativa, sendo necessário usar 3 conceitos: Inusitado, Inesperado e Inédito.

2 – Ambientação Interna

Depois da vitrine despertar o interesse do cliente para entrar na loja, precisamos de um bom ambiente para fazê-lo permanecer. Já não aconteceu com você a experiência de entrar em uma loja e sentir vontade de comprar tudo? Alguma coisa “no ar” faz esse desejo surgir e tudo parece interessante, prazeroso, feito para você, do seu jeito. Muito provavelmente foi o ambiente da loja que fez com que você se sentisse assim. Através de uma linguagem silenciosa, subliminar, o ambiente desempenha papel fundamental na tarefa de capturar a atenção do consumidor, auxiliando o processo de venda. Os auxiliares para ajudar na ambientação são: aroma, temperatura, iluminação, sons e exposição dos produtos.

3 – Aroma

O cheiro é uma sensação memorável, pode conectar os clientes às marcas e contribuir expressivamente para construção de uma experiência de compra positiva. A escolha deve ser pelo aroma que combine mais com a loja, e que combine seus atributos com a estratégia definida para produzir o efeito desejado.

4 – Sons e Climatização

Há estudos comprovando que o som e temperatura ambiente para loja aumenta as vendas, pois, o cliente fica mais tempo dentro da loja e consequentemente acaba comprando.

5 – Exposição do Produto e Iluminação

A forma de expor o produto é muito importante para chamar a atenção do cliente. Não trate o seu produto que custa R$ 200,00 como se ele custasse R$ 5,00. Desse modo, você tira dele não somente o valor econômico mas, sobretudo, o valor de sedução. Observe os locais e forma como ele está sendo exposto e apresentado ao seu consumidor. Não menospreze o poder de uma boa exposição. Invista em expositores e displays e você verá que o custo desse investimento será bem menor que o retorno em vendas e em valor para a sua marca.
FONTE: SITE ESTADÃO

A exposição dessas peças formam um look, de acordo com o estilo do público-alvo almejado pela loja. E isto ocorre em vários outros pontos, não necessariamente sendo sempre com o mesmo estilo de exposição.
Vale lembrar que, conhecer bem o seu público, tornará a exposição cada vez mais fácil.

O tipo de iluminação também é muito importante, devendo sempre ser voltada para o produto. Caso não seja possível ter uma iluminação personalizada, busque uma iluminação aconchegante.
Um produto iluminado atrai o olhar, capta a atenção do cliente e produz uma percepção de valor ainda mais elevado.

6 – Layout

Fique atento à “bagunça” visual no seu ambiente de loja. Verifique todos os espaços após cada venda ou grupo de vendas realizados. Manter a casa em ordem visualmente, permite que os próximos potenciais clientes sintam a mesma experiência que todos os anteriores e compartilhem da mesma sensação de conforto visual. Se o seu espaço permitir, organize por categorias, grupos ou cores. Uma Loja fora de ordem pode ter perdas consideráveis no resultado de vendas. Deixe o ambiente da loja mais aconchegante e ofereça espaços ou serviços que faça o cliente esquecer que está em uma “loja”. Conte a história da marca, use cores adequadas, iluminação, cause emoções…

AGORA É COM VOCÊ!

Ações estratégicas para atrair e agradar clientes, ajudam a aumentar as vendas e a renovar os estoques.
Se você fizer tudo com um bom planejamento e pensando estrategicamente, é possível transformar as suas ações em verdadeiros eventos, que mobilizam uma grande massa de pessoas.

Produtos acabam e lembranças são para sempre!

 

FONTE: MAURÍCIO MORGADO
FONTE: ÂNGELA FERNANDES  V.M. EM SEIS PASSOS
FONTE: SEBRAE

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